Kai Michael Kenkel
Coordenador Geral
Coordenador Geral
Professor associado do Instituto de Relações Internacionais da PUC-Rio. Possui doutorado e mestrado do Institut Universitaire de Hautes Études Internationales (IUHEI, atual IHEID/Graduate Institute) em Genebra. Seu trabalho sobre segurança internacional, particularmente operações de paz, normas sobre intervenção e relações civil-militares, foi publicado em revistas como International Peacekeeping, Global Governance, International Affairs e Global Responsibility to Protect.
Coordenadora acadêmica
Professora Adjunta no Instituto de Relações Internacionais da PUC-Rio, e doutora em Relações Internacionais pelo mesmo instituto. Mestre em International Studies (com ênfase em Ciênca Política) pelo Graduate Institute Geneva, Suíça. É Bolsista Jovem Cientista do Nosso Estado da FAPERJ, Bolsista Produtividade do CNPq, e pesquisadora da Unidade do Sul Global para Mediação (GSUM, IRI/PUC-Rio). Suas áreas de pesquisa são: Estudos de Paz e Conflitos; Estudos Críticos de Segurança, Operações de Paz e Análise de Política Externa.
Coordenadora de Relações Institucionais
Professora do Departamento de Ciências Sociais da PUC-Rio. Doutora e mestre em Ciência Política, IUPERJ (1989 e 1981). Foi professora titular do Cpdoc/Fundação Getúlio Vargas, professora da UFF e visitante em algumas universidades no Brasil e no exterior. Tem atuado nas áreas de sindicatos e partidos políticos, Era Vargas, Justiça militar, elites e carreiras do Poder Executivo, militares e defesa. Foi membro de Comitê Assessor do CNPq e Coordenadora da área de Sociologia da Faperj. Pesquisadora 1B do CNPq.
Pesquisadora
Doutora em Direito pela PUC-Rio em co-tutela com a Universidade Paris Nanterre. Professora do Departamento de Direito da PUC-Rio e pesquisadora do Núcleo de Direitos Humanos (NDH) da mesma instituição, onde coordena o Grupo de Estudo e Pesquisa sobre Sistema Interamericano de Direitos Humanos (GEP-SIDH). Foi pesquisadora do PNUD em parceria com a Comissão Nacional da Verdade brasileira e assessora da Comissão da Verdade do Rio de Janeiro. Seus temas de pesquisa são: direitos humanos, justiça de transição, violência de Estado, comissões da verdade e cortes internacionais de direitos humanos.
Pesquisadora
Possui graduação e mestrado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e doutorado em Direito (Internacional) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ (2012). É Professora do Programa de Pós Graduação e da Graduação em Direito da PUC-Rio e pesquisadora do Núcleo de Direitos Humanos. É Advogada da União (Advocacia-Geral da União) desde 2003. Foi Conselheira da Comissão de Anistia do Ministério da Justiça (2012-2016) e assessora/membro do Comitê de Relatoria do Relatório Final da Comissão Nacional da Verdade (2014).
Pesquisadora
Professora do Departamento de Direito, PUC-Rio. Mestre em Direito pela UFSC e Doutora em Ciência Política pelo IUPERJ. Bolsista I-C de Produtividade em Pesquisa do CNPq. Autora de “Pluralismo, Direito e Justiça Distributiva: Elementos da Filosofia Constitucional Contemporânea” (2020).
Pesquisadora
Professora adjunta do Departamento de História da PUC-Rio, bolsista produtividade do CNPq, nível 2. Possui graduação em História pela Unesp (2000), mestrado em 2007, com bolsa Fapesp, e o doutorado (2013), com bolsa Capes, em História Social na Unicamp. Dentre os livros publicados, ver: “Anticommunist Solidarity: US-Brazilian Labor Relations During the Dictatorship in Cold War Brazil”, Berlin: De Gruyter, 2021; “Disseram que voltei americanizado: relações Brasil-Estados Unidos na ditadura militar”, Campinas: Editora da Unicamp, 2017.
Pesquisadora
Professora do IRI/PUC-Rio, onde também ocupa a posição de Coordenadora do curso de Graduação. Doutora em Relações Internacionais (IRI/PUC-Rio) e Mestre em Ciência Política (DCP/USP). Em suas pesquisas, explora as engrenagens com que a violência é organizada no mundo, principalmente na América Latina, com atenção às transformações históricas do aparato penal investido sobre todo o espectro de condutas sociais entendidas como desviantes, da delinquência comum ao terrorismo.
Pesquisador
Possui graduação em História pela UFF (1988), mestrado em História Social da Cultura pela PUC-Rio (1994), doutorado em História Social pela UFRJ (2003) e estágio pós-doutoral no IHEAL ( Institut des hautes études de l’Amérique latine) na Sorbonne Nouvelle – Paris 3 (2019). Atualmente é professor do quadro principal do departamento de História da PUC-Rio. Tem experiência na área de História, com ênfase em história social da cultura e história intelectual, atuando principalmente nos seguintes temas: exílios, cultura, intelectuais e identidade nacional.
Pesquisadora
Possui doutorado em Relações Internacionais pela London School of Economics and Political Science (1994). Atualmente é professora titular do Instituto de Relações Internacionais da PUC-Rio. Coordena o Laboratório de Humanidades Digitais da PUC-Rio. Tem experiência na área de Relações Internacionais, com ênfase em Segurança Internacional, atuando principalmente nos seguintes temas: Política Internacional, Organizações Internacionais, Segurança Internacional, Relações Internacionais da América Latina e Política Externa Brasileira. É Cientista do Nosso Estado da Faperj desde 2012 e bolsista de produtividade do CNPq.
Pesquisadora
Paula Drumond é professora adjunta do Instituto de Relações Internacionais da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (IRI/PUC-Rio). Ela também atua como coordenadora adjunta da Unidade de Mediação do Sul Global (GSUM) e é membro da Rede Acadêmica da Women’s International League for Peace and Freedom (WILPF). Paula é doutora em Relações Internacionais/Ciência Política pelo Graduate Institute of International and Development Studies (IHEID, Genebra). Sua pesquisa concentra-se na temática de gênero, paz e segurança.
Pesquisadora
Possui doutorado (2021) e mestrado (2017) em Relações Internacionais na PUC-Rio, e bacharelado em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília (2014). É também pesquisadora da Unidade do Sul Global para Mediação (GSUM), iniciativa do BRICS Policy Center junto ao IRI/PUC-Rio. Interesses de pesquisa incluem violência criminal, conflitos armados, segurança internacional, justiça transicional e direitos humanos, com ênfase na América Latina.
Pesquisadora assistente
Mestranda em Relações Internacionais pela PUC-Rio, graduada em Relações Internacionais pela Universidade Federal de Uberlândia, atua em temáticas de: gênero e feminismo, Forças Armadas brasileiras, e família militar. Tem interesse em conceitos de feminilidade e masculinidade a partir de simbologias militares; estudos críticos militares; e relações civis-militares. É membro do Núcleo Democracia e Forças Armadas, da Unidade do Sul Global para Mediação e do Observatório Feminista de Relações Internacionais.