O futuro das operações de paz da ONU: Respondendo à crise

Mesa redonda
Realizado em 17 de junho de 2021

No dia 17 de junho de 2021, o Núcleo Democracia e Forças Armadas (NEDEFA), junto ao Mestrado Profissional em Análise e Gestão de Políticas Internacionais (MAPI) da PUC-Rio e ao Norwegian Institute of International Affairs (NUPI), realizaram a mesa redonda “O futuro das operações de paz da ONU: Respondendo à crise” (The future of UN peace operations: responding to crisis, realizada em inglês). O evento contou também com o apoio do BRICS Policy Center.

As operações de paz da ONU enfrentam inúmeros desafios face a diversos conflitos armados recentes. Mesmo antes da pandemia, os capacetes azuis enfrentavam um período de sérias restrições orçamentárias. Os mandatos das missões têm passado por transformações importantes, incluindo a crescente incorporação de elementos de contrainsurgência e contraterrorismo em operações de estabilização – em meio a um contexto de crise econômica, realinhamento geopolítico e readaptação contínua das práticas de manutenção da paz.

Nesta mesa redonda, os participantes discutiram o futuro das operações de paz da ONU em um momento que muitos analistas consideram ser de transição, contestação ou crise, a partir de questões como: Quais são os efeitos das transformações nos mandatos das missões para os países que enviam tropas, bem como para as populações locais? Qual é o lugar dos atores do Sul Global nessas tendências? E como as Nações Unidas podem enfrentar efetivamente os desafios contemporâneos, desde ameaças à segurança local até pandemias globais?

Programa:

Abertura: Luis Manuel Fernandes – PUC-Rio
Mediador: Emb. Antonio Patriota – Ministério das Relações Exteriores do Brasil
Expositores:
Katharina Coleman – University of British Columbia
Cedric de Coning – Norwegian Institute of International Affairs (NUPI)
Conor Foley – PUC-Rio
Kai Michael Kenkel – PUC-Rio
Kari M. Osland – Norwegian Institute of International Affairs (NUPI)
Mateja Peter – University of St. Andrews
Paul D. Williams – George Washington University

Confira também o vídeo do evento.